EQUILÍBRIO E BEM ESTAR

Volta às aulas: Como preparar lanches saudáveis e saborosos para as crianças levarem à escola?

2011.10.07-DiadasCriancasFim de férias, os pequenos retornam à escola e as dúvidas na hora de montar uma lancheira saborosa e saudável ainda persistem. Crianças em idade escolar já manifestam as suas vontades alimentares e muitas vezes torcem o nariz para frutas, verduras e legumes.

Existe uma grande preocupação dos pais em relação à alimentação de seus filhos e principalmente à dificuldade na hora de escolher o lanche escolar, pois o lanche mais saudável nem sempre é o que agrada a criança. Fazer com que as crianças troquem guloseimas como: salgadinhos, refrigerantes e balas por alimentos mais saudáveis não é tarefa fácil para a maioria dos pais.

A faixa etária escolar compreende crianças de sete a dez anos de idade. Esse período caracteriza-se por maior atividade física e ritmo de crescimento acelerado, com ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão da adolescência. De acordo com o IBGE, o número de crianças e adolescentes obesos no país já chega a 6 milhões. Esse fato faz com que aumente ainda mais os cuidados dos pais com a alimentação dos seus filhos.

As crianças e adolescentes que adotarem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável, terão melhor qualidade de vida na fase adulta. A alimentação saudável significa a ingestão suficiente de nutrientes para que crianças consigam atingir o crescimento e desenvolvimento normais, assim como a prevenção de doenças relacionadas com alimentação como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

O lanche perfeito é aquele que contenha alimentos fonte de carboidratos (pães, biscoitos, etc) que darão energia para seu filho brincar e realizar todas as tarefas do dia-a-dia, frutas que fornecem as vitaminas e minerais essenciais para dar pique e proteger contra doenças, e proteínas (de preferência leite e derivados que são fonte também de cálcio) que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Se fizer a opção por sucos, prefira sempre os naturais.

Além dessas sugestões, outros alimentos podem ser utilizados. No lugar do pão, ofereça de vez em quando biscoitos água e sal, cream cracker ou biscoitos doces de aveia e mel, leite, maizena, barrinha de cereais, etc. No lugar do leite, requeijão e queijos, você pode incluir iogurtes, leites fermentados e queijo tipo petit suisse (danoninho).

1601201308584329Mas haja criatividade para montar uma lancheira ao mesmo tempo saudável e atrativa. Por isso nós vamos te ajudar nessa tarefa. Para ajudar a escolher um lanche gostoso, saudável e prático, aí vão algumas dicas:

 

 

 

- Fazer as compras com antecedência e planejar o lanche com as crianças;

- Evitar a monotonia de opções. Procure variar o máximo as opções de lanches;

- Sempre coloque 1 fruta na lancheira. Mas deixe que a criança participe da escolha da fruta;

- Se o lanche for biscoito ou bolachas, não colocar na lancheira o pacote inteiro. Apenas 5 unidades;

- Coloque sempre uma garrafinha de água na mochila;

- Achocolatados possuem muita gordura e açúcar, devem ser consumidos eventualmente (1 a 2 vezes por semana);

- Negociar os alimentos mais nutritivos com os menos nutritivos;

- Usar um dia da semana livre e pedir sugestão de lanche de seu filho;

- Em dias muito quentes, evitar levar iogurtes, lanches com queijos e frios ou produtos que necessitam de refrigeração, exceto se a lancheira for térmica.

- Congele a caixinha de suco antes de colocá-la na lancheira. Isso manterá a bebida fria e ajudará na conservação dos outros itens.

 

Importante: Estas sugestões não são individualizadas, variando muito conforme a idade, sexo, atividade da criança, horário, o tipo de refeição realizada anteriormente, doenças, etc. Para as crianças menores de 5 anos, na maioria dos casos, deve-se diminuir as quantidades de alimentos ingeridos ao longo do dia. Para as crianças que estudam no turno da manhã e que tomam um café da manhã completo antes da escola também deve-se diminuir as quantidades.

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